Guia - Tudo sobre Lego

domingo, 14 de dezembro de 2008, by Fabricio Shsn

Não sei se nos últimos cinco anos de existência desse blog já explicitei isso, mas eu sou doido por Lego. Sempre foi minha brincadeira preferida durante a infância, e até hoje tenho duas malas enormes de Lego que serão enterradas comigo. Até mesmo criei a comunidade "Eu amo Lego®" no Orkut, que acabei doando a um amigo, pois não nasci pra  ficar tomando conta de comunidade. Pois bem, esses dias eu estava pesquisando sobre Lego e acabei achando em um site o relato de um americano que foi à fabrica da Lego, e fez inúmeras perguntas para o staff da empresa, e muitas delas são interessantes. Perdi um tempinho traduzindo, mas creio que foi bem útil para disseminar para quem não entende inglês.

Caros mongóis, é com orgulho que apresento à vocês o inimaginável, o supremo, o divino, o onipresente, o inenarrável, o desmontável, o maravilhoso, o atormentado, o insano, o maior, o gigante, o inacrebelievable:


Guia de Perguntas & Respostas Lego:
Tudo que você sempre quis saber sobre Lego!

Diversidades
Por que agora há um buraco na cabeça dos bonecos?

Nós pusemos este buraco no topo da cabeça no caso de uma criança engolir uma cabeça e esta ficar presa na garganta. Assim elas podem continuam respirando.

Por que eu sempre tenho peças sobrando quando monto algum modelo?
Por dois motivos: primeiro, algumas peças são tão pequenas que elas pesam pouco para serem medidas pela balança durante o processo de embalagem. Segundo, porque é melhor ter alguma peça sobrando do que faltando. Como sabemos estatisticamente quais peças costumam se perder, nós incluímos algumas extras quando é o caso.

Por que não há bonecas de cabelo loiro nos modelos comuns de Lego?
Porque elas pareceriam carecas com as cabeças amarelas. Contudo, há loiras nos modelos licenciados, como Star Wars e Harry Potter.

Por que não há bonecos para venda separados dos kits?
Eles podem ser comprados. Separadamente. Algumas das nossas Lego Stores vendem os bonecos separadamente. Além disso, há um modelo chamado Community Workers que contém apenas bonequinhos clássicos. Contudo, olhe as prateleiras das lojas no ano que está chegando, você nunca sabe o que te aguarda!

Como vocês chamam as peças dentro da fábrica? Algum outro nome além de blocos, como ‘achatados’ para as peças achatadas ou algo similar?
Nós nos referimos às peças comuns como blocos (bricks). Peças achatadas são placas (plates, que possuem pinos para encaixe e tem 1/3 da altura de um bloco) ou então azulejo (tile, que não possuem os pinos para encaixe). Tudo se refere à contagem de pinos, então um bloco clássico de lego é chamado de 2x4. Com isso, há os 1x2, 2x3, 1x7 e por aí vai...

Por que vocês mudaram a paleta de cores?
A paleta de cores varia de acordo com o tema. Contudo, nossas cores básicas de blocos – vermelho, amarelo, azul, verde, preto e vermelho – sempre serão deste jeito.

Por que os blocos Duplo não encaixam com os blocos Quatro?
Você está errado. Os blocos Duplo de fato são compatíveis com os blocos Quatro, assim como os blocos Lego padrão são compatíveis com os blocos Duplo! Lego disponibiliza o único sistema de montagem que é compatíveis do nascimento ao colecionador profissional!

Como é o plural de Lego? Os britânicos dizem que é Lego, os americanos dizem que é Legos. Qual o correto?
Na verdade tanto ingleses como americanos estão errados, mas estão perdoados! “Lego” é um adjetivo e não um nome a ser usado sozinho. Sempre chamamos-os de blocos Lego, construção Lego, modelos Lego, etc.

Por que não há bonecos pretos?
Quando os bonequinhos começaram a ser produzidos 30 anos atrás, foram-lhes dados a cor amarela para inspirar a não-específica e transcendental qualidade da imaginação das crianças. Em 2002, quando começaram a aparecer mais modelos licenciados, nós introduzimos etnias e cores diferentes de pele para manter a identidade do personagem replicado. Contudo, esses bonecos são usados apenas nesses modelos licenciados, todos os outros modelos padrão de Lego continuarão usando a cor amarela padrão.

Sobre a companhia
Quantos blocos de Lego são produzidos em um ano?

Aproximadamente 19 bilhões de peças são produzidas por ano. Por hora, 2.16 milhões, 36mil a cada minuto.

Quantos blocos já foram criados desde que a empresa foi criada?
Mais de 400 bilhões de blocos foram produzidos desde 1958. São aproximadamente 62 blocos de lego para cada pessoa na Terra.

Quantos modelos são manufaturados a cada ano?
Este número varia de acordo com o tempo. Nos Estados Unidos, nós criamos aproximadamente 130 novos kits por ano. São cerca de 7 kits vendidos a cada segundo no mundo inteiro.

Quanto dinheiro vocês ganham com cada bloco?
Como nós temos muitas peças especializadas, o custo médio é difícil de dizer. Por exemplo, um bloco 2x4 não requer muita complexidade de produção como um boneco Lego ou uma cerca Lego. Os moldes que usamos para criar as peças são bastante caros para criá-los e produzi-los.

Quando vocês vão disponibilizar TODAS as peças Lego para venda no site?

Nós estamos sempre trabalhando para melhorar a variedade de peças pelo nosso serviço “Pick a Brick”. Atualmente temos mais de 900 elementos disponíveis. Diferentemente das lojas de brinquedos tradicionais, é difícil para nós projetar a demanda de peças para serem postas à venda em um certo período. Por exemplo, nós sabemos que crianças gostam de kits Lego que tenham rodas. Então, se um novo kit possui rodas, nós olhamos para outros kits antigos com rodas para tentar prever a demanda. Mas para um preenchimento de blocos individuais, nós não temos como adivinhar quando alguém vai decidir construir um monstro gigante de dois metros de altura que é laranja, exigindo uma quantidade enorme de blocos laranja. Nós mantemos um limite de blocos disponíveis de modo que possamos manter um estoque seguro e prevenir a frustração de um consumidor, mas também analisando o que as pessoas mais procuram.

Por que Lego é tão caro?
Qualidade e segurança são as maiores preocupações do Grupo Lego. Para garantir os melhores e mais seguros produtos, os blocos Lego são feitos com materiais de alta qualidade, o que implica no fator custo. Utilizar materiais desta especificidade garante não apenas a segurança, mas também a durabilidade para o produto ser repassado de geração para geração. Nossos testes mostram que os blocos Lego nunca se decompuseram ou soltaram qualquer substância química.

Estou curioso em saber porque eles tiram de linha os kits cada vez mais rápido. Antigamente um modelo durava anos, hoje não passa de meses. É marketing, logística, ou o mercado está mudando?
A indústria de brinquedos se tornou um mundo muito dinâmico e competitivo. O tempo de vida de um modelo Lego costuma ser entre um e três anos. Contudo, certos temas – como castelos e espaço – são temas perenes, no máximo saem de produção por algum tempo, mas voltam depois novamente. Temas clássicos ficam no mercado, mas os novos modelos possuem uma rotatividade maior para manter a inovação e o interesse do mercado.

Quais países são os maiores compradores de Lego?
Alemanha é o mercado número 1 de Lego, e a Lego é a companhia número 1 de brinquedos naquele país. Os mais vendidos por lá são Lego Technic e Lego City. Os EUA são o segundo maior mercado do mundo, e o que se vende por lá tem sido Bionicle e Lego Star Wars.

Como a Lego foi reestruturada após quase ter ido à falência?

Como uma companhia, tivemos muita sorte de ter sobrevivido por essa crise. Tivemos alguns anos difíceis, mas foram nossos que nos colocaram de volta nos trilhos. Tentamos fazer muitas coisas e acabamos desviando do que sabemos fazer de melhor: construção. Voltamos ao básico e focamos nos blocos e nos temas clássicos que alavancaram nossa companhia, como Cidade e Castelo. Deixamos de lado coisas que não fossem relacionadas à indústria do brinquedo – nós licenciamos nosso vídeo game aos melhores parceiros e vendemos nossos parques temáticos. Para nossa sorte, nossos fãs foram pacientes e nos receberam de volta de braços abertos. Felizmente, não importa o quanto o mercado e o gosto das crianças muda, sempre haverá espaço para o clássico Lego.

A linha Mindstorms pagou o seu investimento?Mindstorms tem sido um incrível sucesso especulativo para a companhia. O Mindstorms RIS 2.0 é o produto mais vendido da história da companhia, e mais de um milhão desses kits foram vendidos. Mindstorms NXT, a próxima geração do modelo robótico, também tem sido muito bem sucedida.

Qual tema foi o menos vendido até hoje?
Alguns anos atrás, rumávamos fora do que costumávamos fazer, e fizemos um boneco-herói chamado Galidor. Sem qualquer elemento tradicional Lego, foi bastante decepcionante para os fãs de Lego que esperavam algum tipo de interação com peças Lego.

Qual tema é o que mais vende, excluindo o Basic e Cidade?
Cada país tem um Best-seller diferente, e como fazemos rotação de temas por sazonalidade, eles costumam variar a liderança. Durante os últimos 50 anos temos visto que Cidade, Espaço, Castelo e Piratas são temas perenes que sempre tiveram espaço nos corações de nossos fãs. No momento, Lego Cidade é o número 1 ao redor do mundo, e outros campeões de venda têm sido Lego Star Wars, Bionicle Lego Indiana Jones.


Meio Ambiente
O que acontece com as peças reprovadas no sistema de qualidade? Há um céu de Lego? Elas são recicladas?

Devido à nossa precisão de modelagem, há muito poucas peças defeituosas – apenas 18 de cada 1 milhão não atendem às altas especificações de qualidade da companhia. Peças extras, peças identificadas como peças perdidas durante a produção ou peças com pequenos defeitos são doadas à organizações que cuidam de crianças carente ao redor do mundo.

Por que não é um programa de reciclagem para o plástico que produzem?
Os blocos Lego são recicláveis, mas não da maneira que as pessoas costumam pensar. Nossos blocos são bastante resistentes, e as pessoas passam-nos de geração para geração, mantendo-os ‘vivos’. Durante a produção, reciclamos todo o plástico residual. Nas máquinas de modelagem, esmagamos elementos defeituosos e colocamos o plástico triturado de volta no molde. O plástico que não podemos mais usar é revendido à companhias que possam fazer uso deste.

A fórmula do plástico de Lego é a mesma da de 20 anos atrás?

O plástico é praticamente o mesmo. Pequenas mudanças foram feitas no mix, mas a qualidade continua a mesma.

Design
Quanto custa uma máquina de modelar? Quem as fabrica?

O preço de um único molde é muito alto. A maioria delas é feita na Alemanha.

Como a Lego equilibra a equação de preferência entre fãs Adultos X Crianças na hora de produzir os modelos?
Quando projetamos temas, levamos tanto adultos como crianças em consideração. Crianças são nosso público primário. Contudo, muito do que apaixona crianças, também mexe com os adultos. Com o Lego Star Wars, adultos são igualmente considerados. Ao criar qualquer modelo, fazemos o mix entre experiência de construção e brincadeira.
Às vezes convidamos adultos para ajudarem a criar novos modelos. O Mindstorms XNT é um ótimo exemplo de como trabalhamos junto com fãs para determinar o que um modelo deveria incluir, com um foco de garantir que o resultado final fosse atrativo tanto para crianças como para adultos. Fazemos este trabalho contínuo para garantir que estamos atendendo e superando expectativas.

Por que vocês mudaram as regras do fundador da empresa de nunca fazer armas como peças?
A companhia ainda tem uma política interna de na criar armas com semelhanças realísticas ou cenários de guerra. Contudo, para manter a legitimidade dos produtos licenciados, às vezes precisamos incluir armas. Em nossos próprios temas Lego, alguns elementos do bem X mal são considerados para promover oportunidades de brincadeira. Sob estas circunstâncias, o modelo é claramente um mundo de fantasia.

Gostaria de saber por que há tantas peças especializadas em modelos hoje em dia ao invés de usar blocos ‘básicos’ que nos permitem uma liberdade muito maior fora do modelo.
Esta é uma impressão que muitas pessoas têm mas, para falar a verdade, a contagem de peças reduziu drasticamente e temos voltado às raízes de construção de Lego, não apenas por questões de criatividade, mas também para poupar dinheiro. Lego passou de 12.000 peças diferentes para cerca de 6.800 nos últimos anos – este número inclui também as variações de cor.

Por que vocês fazem blocos tão grandes? Ao invés de fazer 4 blocos 1x2, vocês produzem um bloco 2x4. Isso reduz o tempo de montagem, mas também diminui a questão da criatividade.

Algumas vezes os blocos grandes são utilizados para facilitar crianças: elas montam mais rápido e aproveitam o tempo para a brincadeira em si. Nós aprendemos que há diferentes tipos de fãs, dos que gostam de montar e dos que gostam de brincar. Nós tentamos ajustar nosso portfólio para agradar ambos os públicos.

A decisão de criar rostos diferentes do sorriso padrão causou algum problema mercadológico?
Mudar o rosto do bonequinho aconteceu pela primeira vez em 1989, com a introdução da linha Piratas. Desde então, tivemos pouquíssimas perguntas sobre isso. Para os fãs puristas, sempre teremos o sorriso original em nosso portfólio.

O que aconteceu com os bons tempos em que havia os modelos realmente complexos, feitos com semelhança à modelos reais, como a Ferrari de 4 marchas?
Nós ainda temos incríveis modelos Lego Technic que contém detalhes extremos e funcionalidade. Eles não estão disponíveis sempre nas lojas padrão, então é uma boa idéia procurar no site Lego.com ou em distribuidores especializados.

Quanto tempo vocês gastam para desenvolver um novo modelo, do início ao fim?
Nos últimos anos temos sido capazes de reduzir bastante o tempo de desenvolvimento de um novo modelo. Este tempo hoje é de aproximadamente 12 meses, contra 2-3 anos no passado.

E esses adesivos colados nas peças? Vocês não fazem mais peças impressas como antigamente?
Alguns elementos ainda são pré-impressos. No entanto, os adesivos proporcionam muito mais detalhes e realismo em qualquer modelo. Nós entendemos que isso pode ser frustrante algumas vezes, e encorajamos qualquer um com perguntas a procurar nosso departamento de atendimento ao consumidor.

O Futuro
Algum plano de revitalizar modelos antigos como o Blacktron e o monorail?

Estamos constantemente olhando para o passado para ajudar a modelar nosso futuro. Por enquanto, não temos planos de revitalizar estes modelos, mas o que está por vir é sempre um mistério.

Vocês incluirão a tecnologia Mindstorm em modelos normais de Lego?
Em 2007 nós introduzimos o sistema Lego Power Function, que permite que modelos ganhem vida usando motores e sensores sem a programação do Mindstorms. Para aqueles procurando combinar construção Lego com a tecnologia Mindstorms, tudo é compatível.

Por que vocês não usam LEDs?
Atualmente não utilizamos LEDs, mas nossos designers estão sempre trazendo novas e excitantes maneiras de melhorar a experiência da construção.

Eu conheço a Roda Gigante Lego, mas vocês já pensaram em fazer uma Montanha Russa Lego?

No que diz respeito aos produtos que vão ao mercado, há muitos fatores que devem ser considerados. Como uma companhia global, nós procuramos produtos que tenham apelo global, bem como que proporcionem a melhor experiência de construção e brincadeira. Nossos designers estão sempre com novas idéias, e montanhas-russas podem estar incluídas, é só uma questão de fazer com que tudo funcione corretamente.

Vocês já consideraram criar modelos de Lego baseados em cenários históricos, com motivos educacionais?
Tudo é possível com o Lego System. Já criamos modelos de diversos pontos turísticos famosos, como a Estátua da Liberdade e a Torre Eiffel, e temos um centro educacional que está sempre vindo com novas idéias. Mas se você não quer esperar, sempre há o Lego Factory onde você pode criar seu próprio cenário histórico.

Por que vocês tiraram o trem eletrificado de 9V de circulação?
Como uma companhia, nós estamos focamos nos blocos e no desenvolvimento do “sistema de brincadeira”. Com a recente introdução do Lego Power System, nós estamos aptos a substituir aplicações elétricas não compatíveis. Infelizmente, isso significa que temos que abrir mão desse sistema de trens.

Lego vai continuar produzindo temas mais complicados e maiores voltados para o público adulto?
O público adulto é muito importante para nós, e vamos sim continuar produzindo estes temas, que geralmente encontrado com mais facilidade em distribuidores autorizados e em nosso canal direto com o consumidor. O mais novo nesta linha é o Lego Star Wars Death Star.

Onde está o Lego clássico? Brilho-no-escuro, LED, Borracha?
Novos produtos e elementos estão sempre em desenvolvimento. Temos tido o brilho-no-escuro em vários modelos nos últimos anos, e também temos blocos de luz em alguns. Nós usamos borracha para fazer os pneus Lego – você sabia que somos o maior produtor mundial de pneus de veículos?

A Lego planeja utilizar conexão Wi-Fi no Mindstorm?
Mindstorms NXT inclui Bluetooth para comunicação sem fio e downloads.

A Lego vai produzir triciclos e bicicletas como antigamente?
No momento não temos planos de criar triciclos e bicicletas. Temos um forte departamento de licença que está sempre trabalhando para identificar novas categorias e produtos que possam levar a marca Lego.

Quando os novos modelos de trens serão disponibilizados?

Nossos designers, bem como fãs fiéis estão trabalhando duro para trazer os novos trens para o mercado. Esperamos que estejam a venda em 2009.

Por que não trazem de volta o tema Espaço?
O tema espaço é perene para nós, um clássico que sempre voltará, mas por enquanto temos o Lego Star Wars e o Lego Mars Mission para satisfazer os consumidores que visam o tema espaço.

Quais as chances de produzir Legos com temas de guerra, com tanques e helicópteros?
Temos uma rígida política interna sobre modelos militares e, por isso, não são produzidos. Enquanto damos apoio a homens e mulheres que servem para nosso país, preferimos manter as experiências que proporcionamos às crianças no reino da fantasia.

Vocês pensam em criar um novo robô Star Wars Mindstorms?

No momento não temos planos de lançar um novo robô. Contudo, esperamos que nossos fãs criem os seus!

Quando irão lançar um modelo avançado do Batman?

No momento não temos planos para lançamento deste modelo.

Questões Nonsense
Vocês tem planos de criar blocos em tamanho real? Eu quero montar minha casa com Lego.

Não temos planos de desenvolver isso. Você terá que construir sua casa com materiais-padrão por enquanto.

Por que Lego parece tão delicioso, mas tem um sabor tão ruim?
Como seus pais provavelmente lhe disseram quando você era pequeno, existem algumas coisas que não devem ser comidas, e blocos de Lego são uma dessas coisas. Por favor mantenha-os longe de sua boca.

Os blocos estão disponíveis para venda em quantidades enormes para artistas procurando explorar a possibilidade de criar uma grande escultura?
Nós sempre encorajamos a criatividade e amamos nossos artistas Lego. Infelizmente não disponibilizamos de um sistema capaz de suprir quantidades enormes por demanda. Pick a Brick e os baldes são a melhor solução para quem precisa de grandes quantidades de blocos clássicos.

Onde posso comprar uma camiseta de golf com o logo Lego bordado?
Camisetas Lego costumam entrar e sair da nossa coleção. Atualmente, não temos uma camisa de golf, mas continue observando nosso site!

Quando a Lego vai fazer um caneco de cerveja com torneirinha?
Nós adoramos criatividade, mas o Lego Group provavelmente não produzirá um modelo deste nem em um futuro distante. Mas, se você está realmente disposto, pode criar o seu em LegoFactory.com.

Tradução: Fabricio – http://soumongol.blogspot.com
Texto original em inglês @ gizmodo.com


Clique aqui e comente!

2 mongolices:

Bruno disse...

Mudou minha vida eu diria haha mto bom!

Trius disse...

Eu li algumas perguntas, mas caralho... vc eh mto louco por Lego mesmo!!!! Traduzir isso tudinho... HAUIhaiuAH