quarta-feira, 19 de janeiro de 2005, by Fabricio von

Cassete, sinto-me no dever de fazer com esse blog seja um pouco instrutivo. Eu não aguento mais assistir aquelas propagandas de "maravilhosas" câmeras digitais, como Tekpix e BreezeCam. Tá certo que eu estudo marketing e sei que a baita lavagem cerebral que fazem realmente faz com que esses produtos de quinta categoria vendam como água, mas o que eles falam é sacanagem! "A melhor câmera 3x1 do mercado", "Faz tudo que as cameras mais caras fazem", "Revele suas fotos em casa na sua impressora com qualidade fotográfica". Como fotógrafo amador, venho abordar alguns pontos:

  • Zoom Digital - Não se iluda quando o maldito do apresentador do comercial encher a boca pra falar de Zoom Digital. O único tipo de zoom que presta é o Zoom Óptico. Pra ter uma idéia, se você fizer um "Zoom Digital" de uma foto no Photoshop vai ficar melhor do que o da câmera.
  • Megapixels - "Essa câmera tem uma super resolução de 4 megapixels!". E daí?! De que adianta ter 300 bilhões de megapixels se a lente da câmera é um lixo? Uma boa fotografia começa com uma boa lente. Lentes boas são feitas de um vidro especial para este fim. Agora, essas que a gente vê na TV, a maioria usa lentes de acrílico... dá pra acreditar? Pois é. E mesmo se essas câmeras tivessem uma boa lente, grande maioria delas interpolariza as imagens. Ok, que porra é essa? Isso significa que a fotografia é aumentada através de um software dentro da câmera, o que faz com que a imagem fique maior. Oh, então isso é mágico, não é mesmo?! Mágico nada, isso faz com que você perca qualidade na fotografia. É a mesma coisa que pegar uma imagem qualquer e aumentar no Photoshop. Além do mais, a maioria das pessoas não precisa de mais que 2 megapixels, que é o suficiente para revelar fotos 10x15cm, além de não encher seu hard-disk com fotos de tamanhos monstruosos que irão apenas para seu fotolog.
  • Vídeos - Do jeito que esses idiotas falam, a pessoa chega a pensar que pode filmar um show de rock com a câmera. Saiba que a gravação de vídeos é muito limitada em câmeras digitais, especialmente pelo tamanho do arquivo. E além disso, algumas dessas câmeras de merda da TV nem gravam som. Legal, né? Então vai filmar um show do Iron Maiden sem som...
  • Revelação - Uau, revelar suas fotos em casa com qualidade fotográfica, impressionante! Eles só não explicam que nas impressoras que grande parte da população têm em casa a foto fica longe da qualidade fotográfica, mesmo usando o papel especial. Mas o Zé Povinho vai, compra a câmera e não entende porque sua HP Deskjet 690 não imprime igual a da TV. Por que será?!
  • Tirar o "bicão" da foto - Nossa, olhando a TV é tão fácil tirar uma pessoa que apareceu no fundo da foto! É só apertar um botão e a pessoa some! É, se isso fosse verdade não existiria o tal do Photoshop. Me dá raiva só de ver que tem gente que acredita nisso...
    Enfim, se você for comprar uma câmera digital, espero que siga essas dicas básicas para comprar algo de qualidade. O que eu não quero mais é ver pessoas comparando sua "maravilhosa" BreezeCam com a minha Canon, e falando "Minha câmera é melhor que a sua! Ela tem zoom digital e 4.0 Megapixels!". Aí quando a gente compara as imagens, a pessoa fica meio confusa, já que possui uma TekPix, a melhor câmera 3x1 do mercado... e porque não dizer "A melhor do mundo"?! Afinal, ela tem zoom digital!!!


  • Clique aqui e comente!

    Nenhuma mongolice! Que derrota!