Chuva em Santa Catarina... e aqui também: tédio!

domingo, 23 de novembro de 2008, by Fabricio von

Como todo mundo bem informado deve saber, em Santa Catarina a chuva anda fazendo uns estragos sérios. Minha amiga mora naquele estado e mandou umas fotos da cidade natal dela (Brusque): em certas partes só se vê uns telhados e aquele mar marrom, não fosse tão trágico o negócio eu diria que era o cenário perfeito para se rodar uma nova edição de A Fantástica Fábrica de Chocolate, com as ruas inundadas de Toddynho.

Mas o fato é que aqui em Petrópolis choveu o dia inteiro e, como de costume, não há muita coisa para se fazer, ainda mais estando solteiro. Fiquei em casa o dia inteiro, e pus-me a pensar: cacete, o que as pessoas costumam fazer num tempo horroroso desses? Eu consegui enumerar algumas coisas que faço, sem ter que depender de outras pessoas (que não estão dispostas a sair com a chuva) para passar o tempo:
- tocar guitarra;
- ver filme;
- ler;
- fotografar (dentro de casa);
- cozinhar algo.

Pode até parecer bastante coisa, mas rapidamente você enjoa disso tudo e bate o famigerado tédio. E, quando ele já está instaurado na sua mente, então, o que se faz? Você senta o rabo na cadeira e fica vadiando na Internet. Eu tinha receio de pensar que apenas eu fazia isso, mas descobri que tem muita gente que faz o mesmo, tudo pra tentar enganar a falta do quê fazer e, no caso de quem assiste TV por osmose, deixando-a ligada para as paredes, esperando a fatídiga hora do 'boa noite' do Fantástico. E acho que tudo isso acontece justamente por um motivo: as pessoas tem se distanciado mais fisicamente.

Já vi gente chegar ao ponto de dizer "ah, eu tenho todos os meus amigos no MSN, pra quê vou sair de casa e pegar chuva?". Ok, é prático, mas na minha opinião nada substitui o estar com as pessoas, frente a frente, interagir de verdade. Eu não me importaria de pegar chuva só para estar com pessoas que gosto, seja uma namorada ou um amigo. Mas a verdade nua e crua é que o ser humano vem se sabotando quanto a isso, e eu infelizmente também me considero incluso neste grupo às vezes. Sem dúvida alguma a tecnologia gerou diversos benefícios para a expansão da cultura (e também do entretenimento vulgar, como esta merda deste blog, LOL), mas criou também esse "afastamento conveniente" entre os seres humanos. Pode ser que eu tenha uma visão míope dessa pseudo-realidade, já que culturalmente falando o petropolitano é um povo frio, de descendência européia; e aqui também há o mito de que se choveu, não dá para sair de casa. O que quero dizer é que livros, guitarra, Internet ou qualquer outra coisa material não preenchem esse vazio estranho que tenho, eu sinto falta de interação humana nesses momentos de tédio. E novamente ponho-me a pensar: será que isso é uma situação apenas temporal (domingos), cultural e de região geográfica? Vocês que são de outras cidades e estados, dêem sua opinião!

* Este é um post meramente reflexivo e não tem nada a ver com depressão. Se fosse para eu me matar, já teria cortado os pulsos com a crise econômica que me fez perder dinheiro na Bolsa de Valores. Hua.


Clique aqui e comente!

5 mongolices:

Charles disse...

Aqui em Curitiba também somos um povo frio e chato --' E o clima é pior: sol mas frio de manhã, chuva torrencial à tarde, noite quente... Uns 5 climas por dia.

Por isso apoio o bom RPG de mesa :D É uma diversão tranqüila para um grupo de amigos dentro de casa, com bastante interação social, e no fim acaba-se tendo todo um segundo universo onde vocês vivem.

Anônimo disse...

Primeiro um comentário. Acho lamentável um post como esse (a exemplo de tantos outros), ter tão poucos comentários. Acho q o SM 2.0 está precisando de um marketing maior.

Quanto ao post, acho q eh um fenômeno global Fab! Moro em Recife e, neste exato momento, a nossa salvação eh um bom ar-condicionado. Sol da porra lá fora, e mesmo assim há quem troque uma praia por uma tarde no msn/orkut.

Acho que tá faltando mais vontade das pessoas de se encontrar, de fazer coisas juntas. Sempre haverão aqueles q vao achar q assistir Heroes ou jogar ragnarok eh mais vantagem...

Anônimo disse...

odeio msn, orkut e derivados... q coisa mais sem graça q inventaram... nunca consigo passar mais de 30 minutos falando com uma pessoa no msn.. o assunto morre mto rapido.. no orkut.. a unica coisa q prestava era espiar a vida alheia, mas agora quase tudo é privado..nao troco o contato pessoal por essas coisas.. agora... q eh bom assistir heroes/jogar ragnarok initerruptamente e esquecer todo mundo... é

Anônimo disse...

Eu não disse?

HAUIHAsiuasihsa

Y.@.$.AAA. =D disse...

MEU ... foda-se a chuva !! sai de casa porra ! vai pegar chuva na kbça !! eu hein ... ninguém eh de açúcar naum !!