sexta-feira, 14 de setembro de 2007, by Fabricio von



Setembro, mês de alegria das crianças. Você pode estar se perguntando "pera lá, dia das crianças é só em outubro!". Eu sei disso, acontece que em setembro é comemorado dia de São Cosme e Damião, e pelo menos aqui no estado do RJ, tem-se o costume de fazer pacotes recheados de doces e guloseimas para serem distribuidos para as crianças nas ruas, ou seja, é aquela orgia infantil do doce. Do nada você está andando na rua e aparece aquele batalhão de crianças apertando campainha e gritando "moça, tá dando doce?". Bons tempos aqueles nos quais eu e meus amigos faltamos as aulas na escola e arquitetávamos estratégias para ganhar doces extras; uma das que mais dava certo era fazer uma cara de coitadinho e falar "moça, me dá mais um pacotinho para eu levar para minha irmãzinha que está com a perna quebrada em cima da cama". Cachorrice, mas criança é assim mesmo, egoísta e gulosa (pelo menos eu era, hahaha). E no fim do dia sempre tinha a contagem dos pacotes, até balança usavamos para ver quem tinha ganhado a maior quantidade. Era doce que não acabava mais, mochila, saco plástico, bolsa de feira, valia tudo para carregar a encomenda pra casa. E claro, nos dias seguintes era diarréia na certa (e quem falar que nunca teve caganeira com doce que atire a primeira pedra).

Mas o mais triste dessa história é que a arrecadação de doces é sempre inversamente proporcional à idade. Com 6 anos, catava-se kilos. Hoje, eu, um cidadão que atingiu a maioridade, só vou conseguir um pacotinho caso alguma tia lembre-se de mim. No dia 27 de setembro, anão só não se dá bem se não quiser.

Tou tentando lembrar o que vinha nos saquinhos, quem lembrar de mais alguma coisa, comente:
- paçoca;
- mariola;
- amendoin doce;
- pipoca rosa;
- arroz doce em pacote;
- maria-mole;
- chocolate (hidrogenado, claro);
- pirulito;
- balas;
- doce de abóbora;
- torrone;
- brinquedinhos (carrinho, ioiô, apito etc)
- escova de dente (por incrível que pareça, uma vez ganhei isso. Politicamente correto, mas na época usei a escova pra limpar minha bicicleta)

A propósito, quem quiser me dar um presentinho desses aqui para eu não amargar no dia de São Cosme e Damião, agradeço muito! :9


Clique aqui e comente!

13 mongolices:

Anônimo disse...

huahuahua vinha um tal de biscoitinho que geral chamava de "coco de rato"

Anônimo disse...

Aii nem me fale, amo o dia de saum cosme e damiao, quando era criança eu gostava mais neah pq pegava doce.. agora só no centro que eu vou mesmo pra comer e os da minha subrinha que eu pego escodidu.. hsuhsuahsuahsuaus (tadinha ¬¬ ). Mais vc escolheu o melhor de todos na minha opinião SUSPIRO... aii meu deus .. como eu gosto de suspiro .... ;p

Camila
www.flogvip.net/camilinha_roxy

Anônimo disse...

ee no rio de janeiro!! nao precisa espera cosme e damiao p ganha bala...

-away de petropolis

Anônimo disse...

não é só no Rio não....

é só se afastr um pouco dos centros das cidades, que é bala pra tudo quanto é lado!

Mariana Gazinhato disse...

sorte sua que vc ganhava doces, em Sampa eles também distribuem/distribuiam, mas pra quem é diabética desde os 6 anos isso não faz a menor diferença XD

Vc esqueceu do doce de batata doce e da canjica (eu já vi gente distribuindo canjica)

Anônimo disse...

Essas datas NUNCA são comemoradas em BH. Depressão.
É a palavra.
O que eu vou contar pros meus filhos no futuro?
:/

Anônimo disse...

cocô de rato era bonzão!!!

Trius disse...

Porra Fab, voltasse a postar??? Carai, eu entrava aqui na época de 2003-2004 ... aí me deu na doida entrar novamente, pra tirar as teias, e voila, tem post novo!!

Mto bom, tinha esquecido de como era massa o humor do Sou Mongol!!! Posta com regularidade po!

Quanto aos cosme e damião da vida (pq o saquinho ja eh chamado pelo nome dos santos) era massa. Aqui no meu estado vinha com aquelas balas enroladas em papel, que te dão foda pra tirar o papel, vc so completava o serviço com a boca... HIUHAuihaiuah.

Flw ae mo véi, vida longa ao rei!!!

Anônimo disse...

ó céus voltou!
EBAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
visitava isso faz um tempão, era a sala toda de aula, todo mundo ficava comentando =D
amey

Anônimo disse...

atualizaaaaaaaaaa

Anônimo disse...

Esse é o Halloween brasileiro!!! Aiai, faz dezenove antes que ganho doce todo dia de São Cosme e Damião

Anônimo disse...

caramba velho.q saudade desse blog..lembrei dele hj qdo tava deitado tentando durmi..e passo algo da cidade de petropolis..ai lembrei q tinha i site de mongoloides q eu lia q os caras eram de la..mto bom..abs meu povo...aeww

Anônimo disse...

Aqui na minha cidade ñ tem muito esse costume...
Mas um amigo meu vivia catando doce de macumba deixada na encruzilhada..huahua... dá quase no mesmo.